×
Assine nossa newsletter!

Gostou ?
















Cinema e Tecnologia: her

Cinema e Tecnologia: her

Considerando o fim do ano e as férias (que eu não terei) se aproximando, pensei para a postagem do mês, uma proposta mais leve e que pudesse refletir em um resultado, que pode ser gerado nesse período de pernas pro ar, sendo ele mais prático para quem a lê: sugerir um filme!

Dentro da temática da era digital e sua relação com o espaço público, pensei em um filme que (re)assisti esses dias e muito me agrada. Her é um filme americano de 2013, que une comédia, drama, romance e ficção cientifica numa coisa só. O filme é baseado na relação entre um homem com uma inteligência artificial de computador (tipo uma Siri da vida).

Todo o filme, do começo ao fim, é cheio de questões que podem te deixar pensando por horas. Por exemplo, a relação do protagonista com Samantha (o nome dado a IA) é muito mais profunda e intima do que com qualquer pessoa que esteja ao seu redor.

Mas o enfoque dessa indicação é no cenário e no ambiente em que o mesmo é filmado. Ao longo do filme, o espaço público é retratado diversas vezes, assim como o enfoque no transporte público – UMA DAS CENAS MAIS DRAMÁTICA DO FILME É AMBIENTADA NO METRO </3. Frames maravilhosos com skylines de tirar o fôlego são constantes e intermináveis ao longo do longa, com características diferentes e principalmente, influências distintas nas relações e interações do personagem com sua amada.

Assim, esse limite é muito tênue entre como a relação humana se torna frágil num futuro (talvez não muito distante), mas também como a vida das pessoas é ambientada e dinamizada em diversos espaços tão diferentes entre si.

Por hoje, menos texto e mais filme! 🙂

Compartilhe:

Sobre o autor

Carol Guida
Sou a Carol Guida, 26 anos. Nasci, cresci e vivo em Campinas! Me formei em arquitetura e urbanismo e atualmente, faço mestrado na área de urbanismo, focado em espaços públicos. Minha coluna é focada em expor opiniões, internas e externas, sobre como o espaço público tem sido agente de ação e reação em relação às tecnologias do mundo contemporâneo.
Veja todos os artigos de Carol Guida

Deixe uma resposta