CromAI

CROMAI: VISÃO COMPUTACIONAL PARA REVOLUCIONAR A AGRICULTURA

A nova agricultura de precisão

Identificação de doenças

Aplicação em diversas culturas

Identificação de sintomas de deficiências nutricionais

Visualização de dados

Aferição do grau de maturação de frutos

Análise de coloração e forma das plantas

i

Consolidação de histórico detalhado da plantação

Decisões mais bem informadas e redução de custos

Criada dentro do CAOS Focado, a Cromai é uma startup que usa a tencologia para aumentar a eficácia do gerenciamento de culturas agronômicas. Como toda iniciativa #spark, a empresa conta com mentoria, apoio de infraestrutura e o ecossistema diverso do grupo, com designers, engenheiros, investidores, educadores, comunicadores, hackers, makers, inovadores sociais, enfim, uma comunidade diversa em conhecimento e competências.

A Cromai faz diagnósticos rápidos e precisos de pragas e doenças, de deficiências nutricionais, e da maturação de frutos. Partimos do pressuposto de que os produtores rurais têm perdas financeiras consideráveis devido à falta de informação sobre suas plantações.

A solução funciona da seguinte forma: o dispositivo Cromai é acoplado a um veículo da fazenda – como um trator – e capta imagens da plantação. O próprio dispositivo processa as imagens captadas em tempo real com um algoritmo que utiliza técnicas de visão computacional e inteligência artificial. Esse algoritmo analisa tanto a coloração quanto a morfologia das plantas, e gera um mapa-diagnóstico da plantação.

Diagnóstico rápido e preciso de evidência de pragas e doenças, deficiências nutricionais e maturação de frutos.

OS 3 PRINCIPAIS PROBLEMAS DE UM PRODUTOR RURAL

Desperdício

Quando UMA praga é encontrada em UMA planta, a plantação INTEIRA é pulverizada com defensivos

f

Falta de controle

Não há uma monitoração eficiente da nutrição vegetal durante o desenvolvimento da plantação

t

Decisões desinformadas

O administrador não tem uma visão geral e histórica detalhada da plantação

Com o mapa-diagnóstico, é possível identificar – e localizar – de maneira precoce a presença de pragas e doenças e de deficiências nutricionais, e, assim, tomar as medidas necessárias. Também é possível utilizar o mapa-diagnóstico para identificar o grau de maturação dos frutos de uma plantação e determinar o momento ótimo para colheita.

Como todo projeto inovador, a Cromai desenvolve e testa funcionalidades junto com seus principais clientes para aperfeiçoar sua solução, já aplicada em grandes empresas e com grande potencial de aplicação e escalabilidade para novos setores produtivos.