FIBRIA: COMO OTIMIZAR A CADEIA DE VALOR DA INDÚSTRIA?

Solução de problemas de forma colaborativa e efetiva

+30 participantes

Diversas áreas e cargos

9 protótipos

Soluções em fase de teste rápido para medição e aprendizado

Redução de custos

Expectativa de economia na casa dos milhões de reais anulamente

O CAOS Focado, em parceria com a Cann Negócios Sustentáveis, atuou junto à Fibria Celulose para abordar um projeto de inovação para a indústria. Como é comum em seu setor, o trabalho no campo traz grandes desafios de logística, consequência das grandes distâncias e locais de difícil acesso. Isso traz um problema em relação à alimentação dos colaboradores, o que é essencial para seu bem estar, qualidade do trabalho e segurança. Dificuldades interdepartamentais e assuntos relacionados a gestão de terceiros entraram nos requisitos.

Durante 3 meses, trabalhamos em conjunto com colaboradores na investigação do problema e levantamento de percepções que pudessem levar a caminhos inovadores. Após mais de 8 encontros facilitados de cocriação, 9 propostas foram escolhidas para serem aprofundadas – elas se tornaram protótipos, que foram apresentados para a liderança da empresa, refinados e testados.

Os protótipos foram cocriados por grupos multidisciplinares e de vários níveis da organização.

As etapas de imersão no problema e compartilhamento com stakeholders é fundamental para a solução de problemas complexos tanto quanto para a cultura de inovação e o estabelecimento de uma atitude proativa. Nesse projeto, as lideranças também foram envolvidas assumindo a co-responsabilidade pelas experimentações. As soluções testadas trouxeram não só um senso de participação, como a maior satisfação dos colaboradores em relação à alimentação e uma economia efetiva de custos.