NAVE À VELA: DESBRAVAR O UNIVERSO DA EDUCAÇÃO PARA INOVAÇÃO

Inovar na educação é cuidar do ecossistema

Mais de 150 professores formados em programas Makers

Empoderamento para inovar na Educação

Mais de 10.000 alunos em aulas curriculares

Uma formação para o século XXI

Dezenas de escolas atendidas

Reinventando seus contextos para uma Educação do Futuro

Conhecendo o Nave à Vela

Criado dentro do grupo CAOS Focado, que há mais de cinco anos trabalha com cultura de inovação, o Nave à Vela sabe bem a importância de uma formação que prepare crianças e adolescentes para o séc XXI’. Onde o principal não é o conhecimento em si, mas o que se consegue articular e construir com ele.

Usamos a cultura maker para formar uma nova geração de inovadores nas escolas, através de atividades curriculares que envolvem projetos multidisciplinares alinhados à BNCC e o desenvolvimento de competências para o século XXI.

Tudo isso acontece no espaço maker. Um ambiente que permite a criação de projetos e experimentação, equipado com impressora 3D, marcenaria, eletrônica e muita mão na massa.

Cultura Maker na Educação: aprendizado com significado

Nossa grande busca é entender como a tecnologia pode potencializar o objetivo de inserir cada aluno em uma jornada de auto-descoberta e construção de caminhos. Escolhemos a Cultura Maker como estratégia para chegar nesse objetivo por conta da  proposta voltada para experimentação, construção e uso de tecnologias acessíveis.

Desde que Neil Gershenfeld, diretor do Center for Bits and Atoms do MIT (Massachussets Institute of Technology) criou os Fab Labs, os maker spaces evoluíram para se adaptar às várias realidades nas dezenas de países onde são implantados.

O movimento Maker surgiu nos EUA no início dos anos 2000 e evoluiu para influenciar diversas áreas, e a educação é uma delas. Muitas escolas estão trocando aulas teóricas por atividades e projetos multidisciplinares para proporcionar uma experiência de ensino mais engajadora.

Os espaços makers, da forma como o Nave à Vela acredita e materializa, possibilitam a experimentação e tem potencial de tornar o aprendizado mais significativo, onde competências como empatia, autonomia e resolução criativa de problemas podem ser estimuladas e desenvolvidas.

Trabalhando com escolas de diferentes estilos e com alunos do Ensino Fundamental ao Médio, o Nave à Vela adquiriu aprendizados e experiências de sucessos. Aulas e projetos são pensados cuidadosamente para embarcar tanto alunos como professores no universo da inovação.

Queremos despertar o potencial inventivo que há em cada estudante, colocando-o como explorador e construtor do seu próprio mundo.

O jeito Nave à Vela de fazer: apoio e parceria

Nosso Currículo de Cultura de Inovação é um programa curricular com o objetivo de desenvolver uma “Educação para Inovação”. Onde por meio do protagonismo e criação do aluno,  trabalhamos o desenvolvimento de habilidades ligadas ao letramento tecnológico, à resolução criativa de problemas e à realização de projetos.

 

Nave à Vela - Competencias

 

Por meio dos projetos curriculares e atividades que os alunos também desenvolvem competências socioemocionais como: colaboração, empatia e autonomia.

Para criação dos espaços, assessoramos os colégios nos processos de:

  •       Desenho e planejamento do layout do espaço.
  •       Planejamento e instalação de mobiliário adequado.
  •       Instalação e atualização de máquinas, ferramentas, componentes eletrônicos e materiais de consumo que devem estar disponíveis, contando com um inventário de cerca de 200 itens.
  •       Sinalização e decoração para comunicar a organização, procedimentos de segurança e a política de uso do espaço.

Queremos incentivar os Facilitadores, professores e gestores dos nossos colégios parceiros a usarem os conteúdos que produzimos e também a terem autonomia para se apropriar do espaço maker, traduzindo nele a o que mais representa sua escola. Estimulamos o uso livre do espaço maker pelos alunos para construção de seus projetos, assim como para aulas e projetos multidisciplinares.

Nossos parceiros contam com nosso apoio de conteúdo para desenvolver e sistematizar o funcionamento do espaço, além de:

  •       Treinamento constante associado à uma plataforma EAD tanto para os Facilitadores como para os monitores diretos do espaço , em conteúdos técnicos e pedagógicos.
  •       Alinhamento pedagógico para melhor adequação do projeto Nave à Vela a proposta e organização do colégio.
  •       Acompanhamento constante da equipe Nave à Vela  junto ao Colégio na implementação de todas as etapas do projeto.

Trabalhando o letramento tecnológico

Eletrônica

Desde Kits e componentes simples a micro controladores programáveis com sensores e atuadores, a eletrônica é quem “dá vida” a alguns projetos. Como para acender uma luz ao bater palma, fazer um carrinho andar desviando de obstáculos ou para construir um dispensador automático de ração para PETs, por exemplo.

Fabricação Digital

São as máquinas que geralmente mais chamam atenção em um FabLab, como impressoras 3D, cortadoras de vinil e a laser. Permitem precisão e acabamento incríveis para projetos que desafiam os alunos a imaginar suas soluções em um ambiente de criação digital para produzir e estudar esculturas gregas, adesivos para camisetas, peças de madeira de um drone, etc.

Ferramentas Manuais

Quem disse que marcenaria ou trabalhos manuais perdem a graça no mundo digital em que vivemos? Botar a mão na massa significa usar também palitos de sorvete e elásticos para criar uma catapulta, serras e martelos para fazer uma guitarra de madeira ou agulhas para costurar fios condutíveis em um projeto de roupa tecnológica, por exemplo.

Veja como o Nave à Vela ajuda escolas a repensar a educação:

Criar dinâmicas Makers é uma excelente forma para engajar alunos de diversos perfis e interesses diferentes no desenvolvimento de conhecimento e habilidades. Criamos assim atividades não tecnicistas, mas plurais e que permitem aos alunos oportunidades variadas de exploração, engajamento e construção de seus próprios projetos.

E aí, o que vamos inventar na próxima aula?

O contexto atual nos impulsiona a aproveitar as oportunidades que temos para inserir os alunos como protagonistas.