
ISITEC: OS PRIMEIROS ENGENHEIROS DA INOVAÇÃO DO BRASIL
Formando engenheiros para resolver os maiores problemas do país
Mais de 100 alunos participantes
Disciplina de 10 semestres
5 anos experimentando a inovação
Projetos de inovação, fabricação digital, empreendedorismo e futurismo
Integração com empresas e sociedade por meio do Centro de Inovação Isitec

O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC) e a proposta do curso de Engenharia de Inovação foram criados em 2011 pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Ambos foram credenciados e autorizados pelo MEC em 2013 – que representou um grande aval para o projeto educacional. A instituição está localizada em São Paulo – SP e tem como objetivo trazer uma visão inovadora para a engenharia nacional e a oferta de prestação de serviços ao mercado, estimulando uma parceria permanente entre empresas, estudos e bancadas de pesquisa.
O CAOS Focado é responsável por um das principais disciplinas do ISITEC, chamada Equipes de Inovação e Design (EID), que se estende por 7 semestres curriculares. Além das aulas e atividades especiais, gerenciamos a disciplina, criamos toda a grade curricular com parte do conteúdo e ministramos aulas.
Na EID, os alunos passam por ciclos onde aprendem na prática e na teoria os principais desafios contemporâneos da inovação. Em diversos projetos, aulas, palestras e parcerias, os alunos são provocados a fazer emergir diversas habilidades e competências como pensamento sistêmico, curiosidade técnica, criatividade, autogestão, senso de oportunidade e iniciativa, entre outras.
Enxergamos na época da faculdade um grande potencial em aprendizagem para inovação, pois trata-se de um momento em que os jovens tendem a experimentar e têm menos amarras. Nesse sentido, os alunos do ISITEC experimentam com diversos tipos de tecnologia e ferramentas, mas principalmente aprendem a levar em conta o fator humano e a relevância das inovação que criam.
O curso Engenharia de Inovação é um bacharelado em período integral, com cinco anos de estudo e vai preparar engenheiros para identificar, estruturar e solucionar demandas de inovação em qualquer área em que atue. A primeira turma do curso teve início no começo de 2015.
No Isitec, o trabalho do CAOS Focado envolve também o engajamento dos alunos, afinal estamos falando de um ambiente que pretende ser voltado para projetos, com autonomia e colaboração. Uma das iniciativas é a criação do Centro de Inovação Isitec, para que os alunos se apropriem da faculdade como espaço para empreender e experimentar suas inovações.
Porém, diferentemente do que geralmente acontece em outros lugares, o Centro de Inovação no Isitec não foi implantado como um “departamento” ou “unidade”. Ele está sendo construído, aos poucos, pelos próprios alunos, com apoio dos docentes e da direção. Nele, além de impressoras 3D, cortadoras à laser, mobiliário, eletrônicos e sistemas, estarão os alunos e seus projetos. Por isso, mais importante que a própria tecnologia, é fundamental deixar que a comunidade formada entre alunos e professores coloque a energia criativa que a inovação precisa.
