ISITEC: OS PRIMEIROS ENGENHEIROS DA INOVAÇÃO DO BRASIL

Formando engenheiros para resolver os maiores problemas do país

Mais de 100 alunos participantes

Todos os alunos do Isitec passam pela disciplina de Equipes de Inovação e Design

i

Disciplina de 7 semestres

Mais de 3 anos experimentando a inovação

Projetos de inovação, fabricação digital, empreendedorismo e futurismo

As principais tendências, metodologias e discussões contemporâneas sobre inovação

Integração com empresas e sociedade por meio de projetos

Alunos empreendem projetos e trabalham em projetos de empresas parceiras

Aprendizado em ciclos e foco na prática e na experimentação

O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC) e a proposta do curso de Engenharia de Inovação foram criados em 2011 pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Ambos foram credenciados e autorizados pelo MEC em 2013 – que representou um grande aval para o projeto educacional. A instituição está localizada em São Paulo – SP e tem como objetivo trazer uma visão inovadora para a engenharia nacional e a oferta de prestação de serviços ao mercado, estimulando uma parceria permanente entre empresas, estudos e bancadas de pesquisa.

O CAOS Focado é responsável por um das principais disciplinas do ISITEC, chamada Equipes de Inovação e Design (EID), que se estende por 7 semestres curriculares. Além das aulas e atividades especiais, gerenciamos a disciplina, criamos toda a grade curricular com parte do conteúdo e ministramos aulas.

Na EID, os alunos passam por ciclos onde aprendem na prática e na teoria os principais desafios contemporâneos da inovação. Em diversos projetos,  aulas, palestras e parcerias, os alunos são provocados a fazer emergir diversas habilidades e competências como pensamento sistêmico, curiosidade técnica, criatividade, autogestão, senso de oportunidade e iniciativa, entre outras.

Enxergamos na época da faculdade um grande potencial em aprendizagem para inovação, pois trata-se de um momento em que os jovens tendem a experimentar e têm menos amarras. Nesse sentido, os alunos do ISITEC experimentam com diversos tipos de tecnologia e ferramentas, mas principalmente aprendem a levar em conta o fator humano e a relevância das inovação que criam.

Alunos testam protótipo de carro elétrico

O Engenheiro da Inovação une as competências do Designer, do Maker e do Empreendedor

O curso Engenharia de Inovação é um bacharelado em período integral, com cinco anos de estudo e vai preparar engenheiros para identificar, estruturar e solucionar demandas de inovação em qualquer área em que atue. A primeira turma do curso teve início no começo de 2015.

No Isitec, o trabalho do CAOS Focado envolve também o engajamento dos alunos, afinal estamos falando de um ambiente que pretende ser voltado para projetos, com autonomia e colaboração. Uma das iniciativas é a criação do Centro de Inovação Isitec, para que os alunos se apropriem da faculdade como espaço para empreender e experimentar suas inovações.

Porém, diferentemente do que geralmente acontece em outros lugares, o Centro de Inovação no Isitec não foi implantado como um “departamento” ou “unidade”. Ele está sendo construído, aos poucos, pelos próprios alunos, com apoio dos docentes e da direção. Nele, além de impressoras 3D, cortadoras à laser, mobiliário, eletrônicos e sistemas, estarão os alunos e seus projetos. Por isso, mais importante que a própria tecnologia, é fundamental deixar que a comunidade formada entre alunos e professores coloque a energia criativa que a inovação precisa.