O Brasil é um dos principais pólos de criação de startups no mundo. Dados recentes do ecossistema mostraram que, em 2020, tivemos mais de 13.400 startups e este ano, adicionamos 16 unicórnios brasileiros para esta conta.
Porém, outra realidade são os índices de startups que não sobrevivem aos primeiros estágios do negócio. Alguns dados do SEBRAE constataram que pelo menos 25% das startups sobrevivem um tempo menor ou igual a um ano e 50% até quatro anos.
Esses dados nos levam a refletir sobre o que acreditamos ser o modelo ideal para a construção de startups. Com uma base sólida, na qual a fase inicial, o early stage desse novo negócio, é parte fundamental para fugir dessa estatística.
É neste contexto que o caos e o foco se aplicam. Vamos explicar o porquê.
O que é um CAOS Focado?
Sim, o nome CAOS Focado diz muito sobre nossa metodologia de criação de startups.
Somos uma empresa formada por empreendedores seriais que têm a inovação correndo nas veias, com um conhecimento profundo do mercado de tecnologia e inovação. E esta expertise nos diferencia de alguns modelos de venture builders.
Mas, qual a relação de um caos focado com a construção de startups?
Acreditamos que a inovação e o empreendedorismo estão profundamente conectados e, para crescer e progredir, é preciso desafiar a maneira como se faz negócios. Para criar empresas realmente inovadoras, precisamos do caos das possibilidades e potencialidades e do foco da execução consistente.
Caos é a incerteza quase absoluta. Todo início de uma startup passa por esse momento, e é preciso atravessar esse caminho para que as chances de sucesso aumentem. Este começo tem muitos conceitos fortes: falta de investimento, falência, “vale da morte”, “abismo” .
Foco é o investimento no que se acredita ser mais valioso. Neste momento, as cobranças aumentam, mas o risco ainda é muito alto – afinal, estamos falando de inovação. É preciso saber onde colocar as energias e a atenção. Neste momento, geralmente estamos falando muito sobre dados, capacitação e alinhamento.
O nome CAOS Focado é um oxímoro, ou seja, uma figura de linguagem que coloca palavras de significados opostos lado a lado, reforçando o sentido de ambas combinadas. São duas forças complementares, e de certa forma opostas, que são parte do processo. Em uma reportagem famosa sobre a consultoria IDEO, pioneira da inovação mundial, o fundador David Kelley diz que apenas o caos não traz inovação. Quando há muitas possibilidades, a incerteza é muito grande. Muitas ideias podem surgir se não sabemos quais vão dar certo. “Não é um caos organizado, é um caos focado”, David explica. E daí surgiu o nome CAOS Focado.
As ideias opostas, quando juntas, estabelecem um caminho de inovação. Um conflito saudável que permite tirar o pensamento do “lugar comum” e desafiar paradigmas. Não se engane: isso tudo está longe de ser fácil. Acelerar entre caos e foco traz muitos desafios dos dois lados. Por exemplo, como reduzir o risco das decisões no caos, ou como liderar os times no foco são alguns deles.
Os sócios fundadores do CAOS Focado, Diogo Dutra e Miguel Chaves trouxeram esse conceito para a marca e ele foi se fortalecendo à medida que avançávamos na construção de novos negócios de base tecnológica. Essa dualidade é, ao mesmo tempo, um convite ao que é estranho e desconcertante e um lembrete de que devemos estar abertos ao que não é convencional. É com isso que lidamos todos os dias!
Mas não é apenas o nome que reflete o método e no que acreditamos – a nossa identidade visual também é parte dessa construção. Pode parecer muito conceitual, mas estamos sempre nos provocando a olhar as contradições que nos levam a lugares melhores que onde estávamos antes.
Criação de um atrator para identidade visual do CAOS Focado com fórmulas matemáticas
A identidade visual e a teoria do caos
Aqui no CAOS sempre tivemos muito interesse em teorias da complexidade Logo tivemos a ideia de construir a identidade visual a partir do conceito da teoria do caos.
A teoria do caos de Edward Lorenz, meteorologista, matemático e filósofo, traz o conceito de que uma pequena mudança em um determinado momento pode trazer consequências desconhecidas no futuro, ou seja, imprevisíveis, logo, caóticas.
A partir destes e outros estudos anteriores, surgiram os conceitos muito conhecidos como o efeito borboleta (que relaciona o bater de asas de uma borboleta com um furacão) e outros menos famosos, como o atrator estranho (uma singularidade que atrai os pontos no caos).
Na imagem abaixo é possível perceber que em um sistema complexo existe um atrator, uma força que não é precisa e que atrai os pontos caóticos para si. Os atratores estão em “algum lugar” nos espaços vazios de onde as linhas se aproximam. Isso costuma resultar em imagens matemáticas fluidas muito bonitas. Os fractais, que são figuras matemáticas muito conhecidas, também têm relação com esses conceitos.
Imagem: Wikipedia
Agora perceba a referência nos elementos que compõem a nossa identidade visual. Na realidade, os atratores que usamos para nossa identidade visual são feitos a partir de fórmulas matemáticas e softwares 3D. Cada atrator é único! Os atratores representam as ventures e as inovações que criamos.
Agora que já conhece mais sobre a origem do nome e as referências da nossa identidade visual, vamos seguir navegando pelo caos. A incerteza no estágio inicial sempre existirá, e o que irá impulsionar e acelerar os caminhos é a expertise, a coragem e o método.
Na CAOS Focado, acreditamos que a construção de uma startup é um dos caminhos de maior complexidade e também de maior impacto para para a inovação. Nesse trajeto, o foco estará sempre presente, na parte mais ferramental e estrutural, mas é o caos que provoca e faz com que você olhe para outras direções – é ele que empurra para frente.
E a metodologia do CAOS Focado surge exatamente na tensão entre essas duas forças opostas.
O Founder e o Método
Como falamos anteriormente, criamos uma metodologia própria para construção de startups focada em early stage na qual participamos ativa e intensamente desde o início, acompanhando de perto todo o processo. Sabemos que um método rígido não serve para inovação. Avaliamos e aperfeiçoamos constantemente a nossa abordagem para a criação de startups de tecnologia.
Nosso método é dividido em quatro amplas etapas :
1. Gênesis
Apoiamos empreendedores de base tecnológica a encontrar um conceito válido que gere valor e impacto para o mercado. Muitos são acadêmicos, com Doutorado e Pós-doutorado, e que dominam uma determinada área ou tecnologia. Chamamos estes empreendedores e empreendedoras de Founders.
Founders, para nós, são peça fundamental na criação de um negócio. São estas pessoas que dominam a tecnologia com a qual juntos construímos a base necessária para o início da startup. Na Gênesis, exploramos mercados e problemas relevantes para criarmos o negócio.
2. Descoberta
Após a validação inicial, começa a busca pelo modelo mais eficaz do negócio. Assim como na Gênesis, disponibilizamos toda estrutura operacional necessária e ajuda estratégica a partir da nossa extensa rede de relacionamento com investidores, com o mercado, e nosso próprio ecossistema de empreendedores. Esta é a etapa de validação do produto e do mercado. Desde o começo, nossa equipe está atenta para oportunidades de investimento e aporte nas ventures.
3. Tração
Após a estruturação do produto ou serviço é o momento de se preparar para a escala. Nós auxiliamos a startup a criar uma cultura sustentável, com foco no crescimento rápido. A equipe CAOS Focado está sempre lado a lado do Founder, atuando como Co-Founder durante a construção dessa estrutura, participando tanto das decisões estratégicas como na operação.
4. Escala
Nesta etapa vamos ajudar no aprimoramento dos processos, liderança e gestão de clientes deixando a startup preparada para a escala. Apoiamos também os processos de fusão e aquisição e investimentos.
Método este para criação de startups que mostra sua eficiência quando olhamos para os desafios superados pelas ventures CAOS Focado durante esses 10 anos de história.
O conceito também se aplica às nossas ventures
Nossas ventures partem de uma tecnologia de fronteira, ou seja, nasceram a partir de pesquisas e teses de mestrado ou doutorado e visam trazer uma solução de impacto para determinado setor.
E como estamos presentes desde o início do negócio, a criação do conceito da marca também é parte da equação.
Um exemplo é a Quantis, antiga Bio.inn, startup que desenvolve insumos bio fabricados de alta performance, mostra essa relação com os opostos na nova marca. A ideia de que, algo tão pequeno como uma célula, a partir de uma tecnologia inovadora, pode mudar o paradigma de produção de insumos biológicos e trazer um enorme impacto em diversos setores.
Atualmente contamos com 4 startups CAOS Focado – Onyma, E-lastic, Quantis e Cromai e recentemente a nossa quinta startup, o Nave à Vela, foi adquirida por um grande grupo de educação, uma trajetória que virou case. Veja aqui.
Quer saber como investir em uma venture CAOS Focado? Acesse
Comments